Curso Pixilation com Rodrigo EBA!

Mês passado (abril/2018) o curso de Pixilation com o grande animador Rodrigo EBA!, concluiu-se com sucesso no Projeto ComCom Pimentas.

IMG_8939.jpg

Segundo Rodrigo, durante o curso os alunos tiveram a oportunidade de explorar “a animação pixilation e aprender de um jeito lúdico e divertido várias técnicas universais de animação”.

Mas afinal de contas, o que é animação Pixilation?

“A animação Pixilation é uma técnica de stop motion na qual pessoas de verdade se tornam personagens de animação. A pessoa é “animada” e fotografada quadro a quadro. Logo de cara se pode dizer que há duas vantagens interessantes de ser fazer oficina em Pixilation: A primeira é que se pode começar muito rapidamente, sem a necessidade de criação de personagens, desenhos, modelagens ou escultura de bonecos. A segunda é que é especialmente empolgante e divertido para o aluno se ver sendo o próprio personagem de animação, fazendo gestos e movimentos impossíveis que a animação consegue proporcionar”, disserta EBA.

IMG_8992.jpg

Para criar as animações não precisa de muito, basta ter um instrumento fotográfico (celular e/ou uma câmera fotográfica) e muita criatividade.

O curso não teve nenhum tipo de restrição quanto ao público. Assim como os outros cursos do projeto, ele foi direcionado à todos que tivessem interesse em entender um pouco mais sobre os diversos tipos de arte e comunicação comunitária.

IMG_9137.jpg

Um dos principais objetivos do curso era construir uma base sólida de como a animação é feita. Não era profissionalizar, mas caso algum dos educandos optasse por seguir carreira dentro da animação, com certeza ele teria uma base ótima de aprendizado através da vivência, da produção e através das brincadeiras com a animação.

IMG_8878.jpg

Biografia do educador (por Rodrigo EBA!)

Rodrigo EBA! é animador desde 2003, quando fez seu primeiro curta-metragem com seu primo Fabio Mazaia. Seguiram-se dois outros filmes com a parceria. Participa do Graffiti com Pipoca, coletivo que trabalha com graffiti e animação desde 2006. Em 2011 ganhou o segundo lugar do concurso Água em Movimento, do Anima Mundi, com o curta Cachoeira, stop motion feito com gotas d’água. Em 2013 lançou o curta Graffiti Dança, patrocinado pelo Ministério da Cultura e Petrobras e premiado como a melhor animação brasileira no Anima Mundi pelo voto popular. Em 2018 sai o longa-metragem Peixonauta – O Filme – no qual assina a direção junto com Celia Catunda e Kiko Mistrorigo. Em 2017 deu aula de Toon Boom para a turma de Pós Graduação em Animação da Faculdade Melies. Foi professor de diversas oficinas de animação, com destaque para o JAMAC Cinema Digital, oficina de animação tradicional por 2 anos no Jardim Míriam, em São Paulo.

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s